7 dicas para melhorar o resultado dos seus desenhos

Lápis cartunizado colorido e sorridente

Todos nós queremos sempre desenhar melhor, e isso é um fato! Por isso separei alguns truques e dicas que vão te ajudar!

Seja qual for o seu nível de desenho atual certamente você está sempre querendo que sua arte evolua.

Estou certa?

Pois é, eu, você e muitos aprendizes também. Mas na condição de quem está aprendendo como nós é preciso entender que os resultados vão vir com o tempo, e com eles obstáculos, bloqueios e dificuldades.

No entanto, isso não quer dizer que basta esperar o tempo passar, e muito menos só querer que as coisas aconteçam. É preciso correr atrás e assim como em qualquer outra atividade será essencial dedicação, estudo e bastante treino.

E sobre os obstáculos e aquelas outras coisas? Não se preocupe, pois é algo inevitável, natural e vai nos dizer que estamos no caminho.

Se você encontrar um caminho sem obstáculos, ele provavelmente não leva a lugar nenhum.

Frank A. Clark

Apesar de todos esses detalhes há sempre o que melhorar neste exato momento, por isso montei essa lista com 7 dicas e macetes que qualquer iniciante pode aplicar.

Pronto(a) para começar a dar um UP no seu desenho?

Continue lendo esse artigo.

7 dicas para desenhar melhor

Dica #1: Exercícios de aquecimento

Menino com camiseta regata amarela com o número 1 estampado em vermelho, com faixa vermelha amarrada na cabeça e levantando um par de hateres

Seja você um desenhista iniciante ou experiente, fazer algum tipo de aquecimento antes de embarcar em um desenho importante, é primordial.

Aquecer também é parte do processo assim como quando nos preparamos para qualquer outra atividade física, por isso querer sentar e já sair desenhando o seu projeto pessoal esperando bons resultados, não é a forma mais indicada.

Os exercícios de aquecimento servem basicamente como preparo antes de começar a desenhar de verdade, e contribuem em vários aspectos como:

  • Relaxamento do corpo;
  • Destravar e soltar o traço;
  • Entrar no ritmo da atividade para concentrar e focar;
  • E ainda de bônus melhorar a nossa coordenação motora e o aspecto dos nossos traços;

É ou não é importante?

O melhor de tudo é que não é preciso de muito tempo ou recursos mirabolantes para aquecer, basta lápis e papel, de 10 a 15 minutos e você está pronto!

“Mas por onde eu começo? Que exercícios são esses e como fazer?”

No artigo Exercícios para melhorar o traço e a importância do aquecimento eu falo com mais detalhes sobre tudo isso.

Dica #2: Encontre os erros (Flip Horizontal)

Menino de camiseta azul encarando pensativo uma folha de papel

Um dos melhores recursos para verificar o que está torto enquanto você está desenhando é o espelhamento horizontal.

Na verdade você pode virar o seu desenho em outras posições também, mas o horizontal é um dos mais utilizados, e tanto faz fazer no método tradicional ou no digital.

A primeira vez que ouvi falar nisso não foi há muito tempo, e confesso que eu simplesmente fiz porque confiava na fonte, mas eu não entendi absolutamente nada.

Depois de um tempo continuei insistindo, e foi aí que em um dia finalmente consegui lidar com esse truque de girar a tela.

Quando passamos um certo tempo olhando para o desenho na mesma posição a nossa visão deixa de perceber alguns detalhes, e nisso erros bobos passam despercebidos, e aí que entra o famoso espelhar a imagem horizontalmente para mudar a situação.

Sabe quando a gente deixa o desenho por um dia ou mais guardado e quando volta a olhar percebe vários erros? Pois é, quando mudamos a posição também conseguimos enxergar tudo de uma forma diferente, e por esse motivo o recurso é utilizado frequentemente e diariamente por artistas profissionais.

Dica #3: Verifique se você tem uma boa silhueta

Silhueta de um homem segurando um pincel, usando boina, óculos e cachecol

As silhuetas nos dizem muitas coisas, tanto que só de bater o olho nas imagens abaixo você já deve ter reconhecido quem são os personagens, não é verdade?

Silhuetas Personagens Famosos: Senhor Sirigueijo do Bob Esponja, Bart Simpson e Mickey Mouse

O básico do que uma boa silhueta precisa ter é legibilidade, é preciso poder ler um personagem através da sua silhueta. Se você só estiver enxergando um borrão sem sentido, provavelmente algo não está funcionando e pode ser melhorado.

Dica #4: Formas básicas

Personagem feminina construida com formas básicas

Quando estamos começando a desenhar é bem comum fazer as coisas sem muito critério e pular etapas, por isso é importante aprender desde cedo a estruturar primeiro para depois acrescentar detalhes.

O uso de formas básicas como círculos, quadrados ou triângulos são ótimos aliados em qualquer tipo de criação. A partir das formas mais simples e de suas variações conseguimos estruturar um personagem, um veículo, objetos, e o que a gente quiser sem acrescentar qualquer detalhe.

Além disso, as formas tem papel importante e podem influenciar diretamente na personalidade dos nossos personagens, e entender como aplicá-las pode trazer mais riqueza para o seu processo de criação.

Dica #5: O uso de referências é indispensável

Homem se apoiando em um livro gigantesco com capa verde e uma lupa roxa estampada na capa

Há quem ache que usar referências é errado ou torna o valor de um trabalho menor. E não, isso não é verdade!

Se você já ouviu algo assim por aí, exclua do seu pensamento agora. Referências não só podem como são essenciais para enriquecer o valor e o conceito de um projeto.

Pense bem, se os melhores e mais experientes artistas utilizam por que eu iniciante não deveria?

A verdade é que todos utilizam referências o tempo todo seja para o que for, e é assim que criamos novas possibilidades e conceitos mais interessantes.

Faça o experimento, conte apenas com o que tem na sua cabeça sobre algo e transmita isso rapidamente (1 minuto) para o papel. Logo em seguida faça o mesmo mas esteja com pelo menos uma referência visual ao lado.

Provavelmente o resultado será bem melhor, o que você acha?

Dica #6: Linhas

Lápis rosa com duas curvas pintadas em rosa

A linha é parte fundamental em um desenho. Digo, em um desenho que utilize linhas. E trabalhar na variação de espessura (alguns pontos mais finos e outros mais grossos) conseguimos gerar mais interesse para a nossa criação.

Quando temos um desenho inteiramente com o mesmo peso de linha, ou seja, tudo na mesma espessura temos a sensação de que o desenho está monótono e chato. E talvez não seja o que você quer passar com o seu.

Por outro lado, quando aplicamos pesos de linha diferentes tornamos os traços mais dinâmicos e atraentes, trazendo um pouco mais de interesse para o que você está expressando.

Então se você segue esse estilo de desenho que usa linhas tenta buscar um pouco disso, o estilo Disney é uma ótima referência de inspiração.

Dica #7: Aprenda com outros artistas

Meninos conversando: O da esquerda é mais gordo, usa camiseta azul e chapéu de marinheiro; o da direita é mais magro, usa um colete rosa sobre uma blusa cinza e tem orelhas pontiagudas

Durante muitos anos eu não tive contato como outras pessoas faziam para desenhar, simplesmente ia fazendo o que eu estava com vontade.

Há mais ou menos 2 anos eu acabei consumindo com mais frequência conteúdo na internet, e nisso temos incluído podcasts, vídeos no YouTube, palestras online, PDFs, artigos e dezenas de imagens. E foi a partir disso que eu comecei realmente a evoluir.

Antes eu não consumia esses conteúdos porque eu realmente nunca tive o costume de assistir vídeos, eu sempre gostei mais da ideia de ler artigos em blogs. Mas acabei descobrindo que eu gosto muito de ouvir esses conteúdos enquanto desenho ou faço outras atividades, e agora, não deixo um só passar.

Ouvir e ver o que os mais experientes que já passaram por tudo isso tem a dizer pode e vai acrescentar muito em como você pensa e resolve as coisas, além de ser uma fonte riquíssima de inspiração.

Se você não tem o costume de ouvir Podcasts que falam sobre arte, posso te indicar o IconicCast e o SALA 1604 - REVONOW. São ótimos para ouvir em qualquer lugar, e o mais interessante é que tem artistas das mais variadas áreas falando um pouco sobre a profissão de artista.

E se você tiver amigos que gostam de desenhar, melhor ainda! Montar grupos de quem gosta da mesma coisa e também está nesse processo de aprender é super válido. Grupos, comunidades e canais na internet, são também ótimas opções.

E então, qual destas dicas você já utiliza hoje? Tem alguma aí pra compartilhar com a gente?

Te vejo nos comentários ;)