Exercícios para melhorar o traço e a importância do aquecimento

Lápis cartunizado levantando halteres

Se tem uma coisa que incomoda muito nós aprendizes, é a questão do traço. Vamos falar então sobre como de fato melhorar o seu traço e a importância dos exercícios.

Quem não quer um traço precisoatraente e profissional?

Todos nós que gostamos de desenhar, é claro!

Mas quantos de nós realmente fazemos ou estamos dispostos a fazer o que tem de ser feito para que isso aconteça?

Pois é, quando olhamos para os traços de um desenhista profissional notamos logo a diferença entre o trabalho dele e de quem começou agora. E com certeza o resultado do trabalho de alguém experiente vem da combinação de uma quantidade enorme de horas de estudo, prática e dedicação. Bagagem essa que nós desenhistas iniciantes ainda não temos.

A boa é que desenhar é uma habilidade, logo entende-se que pode ser desenvolvida. Então já podemos descartar aquela historinha de “DOM” e trabalhar com a realidade, que nada mais é do que treinar, treinar e treinar. E se você não estiver disposto a isso e quiser caminho fácil, esqueça!

Mas por onde eu começo então? Quais exercícios devo fazer? Em quanto tempo o meu traço vai ficar legal? Tem algum segredo?

Continue lendo, porque é tudo o que vamos ver ao longo desse artigo.

Foque mais no PROCESSO

Vários signos ligados por setas representando o processo de desenvolvimento de uma ideia

Quando olhamos o trabalho de alguém com um traço espetacular acabamos pensando somente em resultado, que é o que a gente está vendo. E é naquilo que a gente foca, na busca de um segredo que faça a gente pular do estágio que estamos para o que a gente quer alcançar.

Nisso algumas pessoas acham que é o software que faz a diferença, outros ficam em busca do brush que fulano usa, alguns outros em busca da mesa digitalizadora perfeita, e por aí vai. E uma vez que o traço é uma habilidade que só depende de VOCÊ, do SEU praticar diariamente e constantemente, tudo isso não vai te servir pra muita coisa.

Não há como você pular do início para o fim, existe um caminho a ser percorrido e ele não pode ser ignorado, e esse trabalho está todo em suas mãos. Além do que, o fim está sempre a uma distância infinita para aqueles que realmente acreditam que sempre podem continuar melhorando.

Duas plataformas separadas por um espaço e um tracejado representando a trajetória de um pulo

O segredo?

Treinar!

Se você ainda estiver por aqui disposto a encarar o quanto antes o inevitável, vamos lá ver alguns exercícios simples que você pode colocar em prática todos os dias para tornar o seu traço mais firme, limpo e solto.

Melhorando a flexibilidade e precisão dos traços com exercícios simples

Mão segurando um lápis apontado para um alvo

Seja no método tradicional ou no digital com mesa digitalizadora (esqueça o mouse para essa atividade) precisamos fazer exercícios para aprender a controlar, trazer mais flexibilidade e ganhar confiança do nosso traço, e existem inúmeras opções para isso.

Mas antes é importante que a gente tente:

• Segurar o lápis longe da ponta (mais na parte de trás);

• Deixar ele menos em pé e mais inclinado;

• Procurar mexer o braço todo e não somente o punho;

• Não apoiar o braço sobre a mesa;

Tudo isso vai te ajudar a ficar mais relaxado e soltar o traço, uma vez que travar o braço na mesa, trabalhar somente com o punho e segurar na pontinha do lápis, naturalmente vai travar os seus movimentos.

E esse é um dos principais motivos que faz um iniciante ter aquele traço duro e tremido.

O outro motivo é a insegurança, nós quando estamos começando é natural ficar com medo de errar qualquer coisa que já temos “pronto”, então ficamos ali nos segurando literalmente no papel para não “estragar” o desenho.

Por isso outro fator importante no processo é o desapego, esteja pronto para errar e recomeçar quantas vezes forem necessárias. A etapa do esboço serve para isso mesmo, experimentar e errar sem preocupação.

Começar é complicado e nada disso vai ser fácil no início, lembre-se que ainda estamos aprendendo a lidar com as coisas e isso leva tempo para acontecer.

Então, vamos aos exercícios!

Exercício 1: Esboçando formas simples

Vários circulos feito a mão livre

O primeiro passo é preencher uma folha inteira ou mais com círculos e ovais de todos os tamanhos.

Nesse exercício você pode ficar no mesmo ponto fazendo círculos em cima de círculos por uns segundos também. Aos poucos você vai notar que eles vão começar a ficar bem próximos do primeiro círculo feito.

Além dessas formas cilindros, cubos, quadrados e triângulos são bastante utilizados nos esboços, por isso é válido acrescentar aos seus treinos também.

Exercício 2: Retas

Vários grupos de retas paralelas em direções diversas feitas a mão livre

Trace linhas em todas as direções: de cima para baixo, de baixo para cima, da esquerda para a direita, da direita para a esquerda e inclinadas.

Faça os traços de uma única vez e não se preocupe se as coisas não saírem tão retas assim no início, é normal. O que não vale é ficar fazendo aquele tracinho rabiscado até completar uma reta. Traços únicos.

Um outro exercício com retas interessante é marcar dois pontos na folha e traçar uma reta entre eles. A ideia é ligar um ponto ao outro de uma vez só.

Ponto A e ponto B ligados por uma reta

Exercício 3: Curvas

No desenho também utilizamos bastante curvas, e exercícios focados nisso também são de grande importância.

Algumas vezes eu faço curvas livremente e em outras eu limito essa curvas dentro de quadrados, que também é uma forma interessante de se fazer.

Várias curvas feitas a mão livre

Esses são apenas alguns exercícios, mas você pode fazer variações deles e ir dificultando o nível de cada um como nos exemplos abaixo.

Círculos, ondas e retas feitas a mão livre

Todos são úteis e vão contribuir para que o seu traço melhore, mas é preciso ter paciência e persistir. A única maneira de obter resultados é através do exercício de praticar.

INFO: Uma vez que você treinar no papel e ficar bom, não quer dizer que a transição do papel para uma mesa digitalizadora será fácil. Não, não é. São coisas bem diferentes e você vai precisar praticar nas duas mídias de forma independente.

Além desses exercícios servirem para treinar a nossa mão em busca de um traço mais seguro eles também contribuem em outros aspectos, por isso falaremos um pouco sobre:

A importância dos exercícios de aquecimento antes de desenhar

Antes de iniciar qualquer atividade física é importante fazer exercícios de aquecimento afim de se preparar para a atividade que está por vir, e isso também é válido para desenhistas profissionais ou não, já que passamos horas sentados desenhando.

Quando já entramos de cara no projeto que estamos fazendo sem haver um preparo, as coisas podem dar muito errado, e é bem comum a gente sentir o traço travado no início, por isso nós aquecemos antes.

Como já citado no artigo 7 dicas para melhorar o resultado dos seus desenhos conseguimos com simples exercícios de aquecimento benefícios como:

• Relaxamento do corpo;

• Entrar no ritmo da atividade ajudando a concentrar e focar;

• Melhorar a coordenação motora e o aspecto dos traços;

• Destravar e soltar o traço;

• Prevenir lesões;

E é tudo isso que queremos, não?

Então por mais que seja um pouco chato fazer esses exercícios faz um esforço até que ele se torne um hábito, ou pelo menos tente fazer sempre que puder. Como podemos fazer de 10 a 15 minutinhos antes de começar a desenhar, pode ficar mais fácil lembrar e colocar em prática.

E é aquilo, uma vez que a gente deixa de praticar o desenho em si e esses exercícios por um longo período, precisamos fazer uma reciclagem para começar a sentir o traço fluir de novo. O desenhista também enferruja.

Por isso, continue praticando sempre que possível, um pouco todos os dias é o ideal para ver os resultados aconteceram ao longo das semanas. Sem isso, as coisas vão ficar mais difíceis do que já são.

E sobre o tempo que leva para conseguir um traço legal?

Não tem resposta certa, demora bastante tempo e depende do que você considera um traço legal. Tudo vai depender do tempo que você investiu, do quanto você se dedica diariamente e a qualidade desses treinos.

Por isso não se apegue a quanto tempo as coisas levam para acontecer, simplesmente faça porque você gosta e está disposto a melhorar um pouco a cada dia.

Fique atento aos intervalos e sua postura

Homem cartoon, de perfil, sentado com postura correta na frente de um computador

É comum passarmos horas desenhando, e o cuidado com a nossa saúde é extremamente importante para evitar lesões e outras complicações.

Como a nossa atividade se encaixa em um trabalho sedentário, levantar e alongar a cada 50 minutos pelo menos pode trazer muitos benefícios como livrar o nosso corpo de dores e da perda de flexibilidade.

Além disso é preciso tomar cuidado com a nossa postura desde cedo para prevenir complicações futuramente, e um ambiente adequado é ideal. Para isso pesquise sobre Ergonomia que vai ser importante.

Mas para boas condições de trabalho você precisa basicamente de:

  • Mesa e cadeira ajustada ao seu tamanho: os pés devem ficar apoiados no chão e a flexão dos joelhos devem formar o ângulo de 90º;
  • Boa iluminação para não ficar forçando a visão;
  • Se estiver desenhando no computador sempre ajuste a altura do monitor buscando alinhar a sua visão ao centro dele. Nem muito para cima e nem muito para baixo.
  • Para desenho no método tradicional o ideal é utilizar um prancheta para alinhar a sua visão ao papel. Quando desenhamos na mesa ficamos um pouco distantes e a nossa visão não fica alinhada com o papel como deveria, forçando a gente a se curvar sobre a mesa; o que é péssimo.
  • Sempre apoie as costas na cadeira;
  • Os braços também devem estar apoiados na mesa, e a flexão do cotovelo deve estar a mais ou menos 90º;

Anos atrás eu fiz tudo errado durante muito tempo, e grande parte das vezes as regiões mais afetadas eram lombar e punhos.

Hoje a lombar ainda me causa problemas, por isso eu pratico atividade física diariamente. Já os punhos me incomodaram muito há algum tempo me forçando a ficar algumas semanas sem desenhar, mas hoje tento controlar isso.

Por isso fica a mensagem de cuidar do corpo de vocês desde o início. Dá muito trabalho deixar isso pra depois, e ficar sentindo dores, definitivamente não é legal.

Desenhar é bom, mas vamos levantar um pouco pra alongar, exercitar e manter o corpo saudável.

Então o que achou? Você faz estes exercícios? E como anda sua postura e seu ambiente de trabalho?

Recomende o post a um amigo e te vejo nos comentários ;)