Meu pacote de brushes para Photoshop

vetor caçadores de brush photoshop

Pacote de brushes com uma seleção dos pincéis de alguns artistas brasileiros e gringos, com os créditos e link para download do Brush Pack completo em seu local de origem.

Me perguntam muito sobre o pacote de brushes que utilizo no Photoshop, e minha resposta é sempre que eu evito ter trabalho em buscar brushes e utilizo o pack padrão que vem em cada programa, não me importo muito com isso ainda.

Geralmente o pacote padrão de cada software já vem com uma gama de possibilidades bem grande e interessante, então tento explorar ao máximo isso que tá fácil de acordo com o que preciso, e sinceramente nunca senti a necessidade de ficar “caçando” brushes.

Ao longo dos anos eu pesquisei poucas vezes sobre brushes e na maioria das vezes trombei com alguns deles assistindo tutoriais aleatórios no YouTube, até salvei alguns deles por aqui mas são bem poucos os que já usei verdadeiramente.

Meu pacote de brushes

Com base nisso formei o meu Brush Pack a partir da seleção dos pincéis de diferentes artistas que eu mais achei interessante e que vi a possibilidade de usar em alguns trabalhos futuros, e é basicamente disso que o meu pack é formado.

Em Main Brushes é uma seleção da seleção, é o que eu realmente utilizo com frequência no meu dia a dia quando estou no Photoshop. E dentro de Others são alguns que não necessariamente utilizo com frequência mas que estão lá porque eu usei recentemente pra fazer experimentos no cenário do meu game e também para produzir ilustrações a partir de manchas.

Em General Brushes são os brushes que eu mais curto e uso no meu dia a dia, para o tipo de trabalho que eu faço (flat e com contorno) funciona super bem. Essa pasta General é simplesmente o pacote padrão do Photoshop que eu sempre mantenho no meu pack caso um dia eles mudem qualquer coisa. É o básico do básico.

Em seguida você vai encontrar em cada uma das pastas brushes de artistas diferentes, são packs simplificados dos packs originais. Fiz isso porque em alguns casos são dezenas de brushes e isso nunca vai ser útil pra mim, então eu exclui tudo aquilo que eu achei que não iria precisar e deixei só os que senti mais interessantes.

De qualquer forma mais abaixo vou deixar também os links referenciando os artistas e também o local de origem de onde baixei os brushes, assim você pode baixar e instalar eles completos pra montar a sua própria seleção se preferir.

Mas antes um tutorial simples e rápido de como instalar brushes/pincéis do tipo ABR e TPL no Photoshop.

#1 - Como instalar brush ABR File no Photoshop

A maioria dos brushes que você vai ver aqui são arquivos do tipo ABR, e estes são mais fáceis e rápidos de instalar.

Se você usa o Photoshop CC basta dar um duplo clique em cima do arquivo que o seu pacote de brushes já vai aparecer no painel Brushes em forma de pasta. Para abrir este painel vá até o menu WindowBrushes.

Outra forma de instalar um pacote de pincéis tipo ABR é acessando o menu EditPresetsPresets Manager

Clique no botão Load e selecione o arquivo desejado.

#2 - Como instalar brush TPL File no Photoshop

Para instalar um pacote de brushes no formato TPL acesse o menu PresetsExport/Import Presets…

Com a aba Presets Import selecionada clique no botão Select Import Folder → selecione a pasta onde o arquivo TPL está. Clique no arquivo que acabou de ser adicionado e em seguida no ícone apontando para a direita; agora ele vai passar de Source Presets para Presets to Import. Clique no botão Import Presets para finalizar e confirme as caixas de diálogo que aparecerem.

Reinicie o Photoshop para que as alterações sejam realizadas → acesse o menu WindowTools Presets. Quando o painel Tool Presets abrir localize e clique no Hamburguer Button → encontre o pacote de brush adicionado e clique nele.

Pronto! Ele vai ter sido adicionado no seu painel Brushes.

#3 - Brushes gratuitos para Photoshop

Aqui está uma lista com praticamente todos os artistas (com exceção de um) e com os links onde encontrei os brushes para baixar.

1) Gabriel Soares

brushes Gabriel Soares

2) Jonas de RO

brushes do Jonas de Ro

3) JB BRUSH PACK

Esse pacote é o único que não consegui encontrar, então você vai encontrar ele no meu pack mesmo.

4) Marley Maia

Brushes do Marley Maia - Link Dropbox Canal e vídeo no YouTube com o link e tutorial

5) Sycra

Brushes do Sycra e outros conteúdos

6) Tsaoshin

Brushes do Tsaoshin

8) Antigo Palavra Nerd

Talvez o brush de sketch esteja no novo pack dele, o que eu uso baixei na época do Palavra Nerd. Brush do Guilherme Freitas

9) 2minds

Brushes 2minds

Obs.: Se alguns brushes não puderem ser mais baixados eu não tenho como fazer nada porque eu não tenho controle sobre isso, são os brushes dos artistas.

Espero que ajude de alguma forma, demorou um pouco mais está aqui.

No meio disso tudo tem até mais do que deveria porque pra fazer essa organização eu adicionei uns outros que achei que podem ser úteis pra você e que uma hora possam servir pra mim também, então já fiz uma nova seleção pensando nisso.