Como encontrar ideias do que desenhar e geradores de ideias para desenho

Desenho de menino cartoon na mesa pensando no que vai desenhar

É comum ficar sem ideias do que desenhar, em especial para os que estão iniciando a jornada de construir o hábito de desenhar todos os dias. Trouxe algumas soluções para resolver esse problema específico da falta de ideias e também algumas dicas e considerações.

O seu problema é mesmo a dificuldade em pensar no que vai desenhar?

Antes de utilizar as opções que vou mostrar mais à frente é importante tentar se questionar se você realmente está sem ideia do que desenhar ou se o problema é outro. Porque a partir de qualquer coisa que está ao seu redor já é possível gerar ideias interessantes ou que pelo menos te ajude a destravar e dar início aos seus esboços diários.

Algo que acontece comigo e que talvez se repita com uma certa frequência é começar a riscar e apagar tudo em seguida, parece que não sai nada no papel e a paciência vai só se esgotando; a gente nem mesmo se dá a oportunidade de concluir aqueles primeiros rascunhos tímidos que surgiram no papel. No final do dia apenas permaneceu a frustração de ficar pulando de uma ideia para a outra sem ter feito realmente nada.

Eu já passei por vários momentos assim e na maioria das vezes eu percebi que não era a falta de ideias que tava interferindo nisso, e sim a falta de motivação ou disposição que eu estava nesses dias e que não levei em consideração. Porque pensando bem até sem uma ideia sólida na cabeça é possível começar a desenhar e ir descobrindo e gerando novas ideias no meio do processo, por isso a importância em ficar atento a fatores externos a simples falta de ideia.

Depois de alguns anos desenhando e caindo nesse e em outros tipos de situações eu fui me conhecendo melhor e percebendo que tipo de coisas acontecem e influenciam diretamente para que a minha criatividade e empolgação fiquem em baixa, aquela típica sensação de no fundo querer desenhar porque você se sente bem fazendo isso, mas ao mesmo tempo não querer encarar o papel. Por isso é fundamental conhecer como você funciona para conseguir identificar e driblar essas situações quando elas acontecerem.

Bom, separei algumas coisas que eu vejo acontecer e outras que acontecem comigo e que podem estar influenciando se o seu caso não é falta de ideias e sim aquela falta de motivação:

  • Cansaço: às vezes é mais simples de resolver do que parece e a gente não se dá conta, e só depois de muita frustração hoje eu me permito descansar e passar um dia inteiro ou até uma semana toda descansando quando eu vejo que eu ultrapassei um pouco os limites. Antes de tudo, respeite o seus limites e saiba que quando tiver esgotado essa é a pior hora para querer lidar com criatividade.
  • Expectativa alta: outro problema comum é criar uma expectativa maior do que deveria para uma atividade que deveria ser mais simples e solta. Se você está sem ideia do que desenhar é fácil de resolver, mas se você está sem aptidão para resolver uma ilustração complexa que necessita alguns anos de prática e muito estudo, é outra. Novamente é importante respeitar os seus limites e não querer carregar muito mais do que você consegue carregar, o progresso vem aos poucos e não adianta correr.
  • Tempo: com a internet em alta e todo mundo mostrando o que está fazendo a cada segundo fica difícil não querer entrar no mesmo ritmo com medo de “ficar para trás”, e esse é o pior tipo de coisa que pode acontecer e que é comum entre iniciantes. O processo de desenhar é algo que leva muitos anos de estudo e treino aliados a paciência, persistência e outros fatores, então querer correr só vai na verdade te atrasar ainda mais. Respeite o seu tempo, vá com calma e não tenha pressa porque não vai compensar. Cada um tem o seu próprio ritmo.
  • Cobrança excessiva: com a nossa percepção vai evoluindo com o tempo vamos ficando mais críticos com o nosso próprio trabalho, e não saber equilibrar as coisas pode arruinar qualquer progresso. Seja crítico para que você consiga analisar e corrigir o que pode ser melhorado, mas cuidado para não criticar em excesso tudo o que você fizer, afinal, ninguém está aqui para acertar tudo de primeira e nem todas as vezes.
  • Enferrujou: criar o hábito de desenhar todos os dias é muito importante para se manter praticando e criar confiança no traço, a falta disso pode te dar a sensação errada de que você não sabe desenhar mais nada. Talvez você só tenha enferrujado e precisa voltar a praticar. Um sketchbook e esboços soltos sem a preocupação com perfeição diariamente pode ajudar nessa questão.

Quero desenhar mas estou sem ideias, como eu faço?

Agora sim! Se o seu problema é realmente falta de ideias separei uma lista de coisas que eu faço quando preciso gerar ideias mais rápido para desenhar.

#1 - Fan Arts

Imagem mostrando uma fan art mashup entre Any Malu e Harry Potter

Eu comecei a desenhar na busca de tentar reproduzir os personagens que eu gostava e durante um longo período eu apenas copiava esses desenhos por nunca nem ter considerado que eu mesma poderia fazer a minha versão deles.

Com os anos eu comecei a descobrir diversos conteúdos na internet e aos poucos fui desenvolvendo a minha própria maneira de desenhar aquilo que já existia, e aí entram as Fan arts.

Fan art é basicamente uma arte que você faz baseado em algo que já existe e que você gosta, resumindo, uma arte feita por fã. E esse termo é bastante utilizado por artistas que desenham, criam histórias, etc.

Essa é uma maneira legal de gerar ideias rápido porque certamente você vai lembrar de muitas coisas que você gosta em poucos minutos, além do quê não vai te exigir tanto assim se você não quiser. Basta criar a sua versão de um personagem ou coisa que você curte, ou até mesmo fazer uma mistura entre personagens ou universos existentes como eu fiz nesse vídeo aqui onde eu desenhei os personagens de Any Malu no universo de Harry Potter.

#2 - Inspiração

Imagem bardo tocando bandolim sentado temática rpg medieval

Na maioria das vezes quando estou rolando sites como Pinterest, Instagram e Artstation me surge ideias do que desenhar. A timeline dessas redes sociais é bastante diversificada e apresenta conteúdos de tantos artistas talentosos que fica difícil não obter inspiração. Sem falar nos movimentos artísticos que o pessoal sempre promove que é o nosso próximo ponto da lista.

Essa é uma das minhas formas favoritas de encontrar uma temática e ideias no geral do que desenhar, o único problema é a facilidade em ficar preso rolando infinitamente cada uma dessas redes sociais e salvando tudo o que puder.

Uma dica legal é tentar se inspirar não só no desenho geral para tentar reproduzi-lo e sim observar estilos e soluções de desenho, cores, temas, observar composição, explorar projetos completos e muitas outras coisas. Assim você traz um repertório maior do que simplesmente copiar o que você vê e consegue mesclar pontos específicos dessas variedades para aplicar no seu trabalho e experimentar novas coisas. Às vezes fazer coisas diferentes também pode gerar novas ideias e te motivar ainda mais.

#3 - Desafios

Imagem mostrando desafio Give me six characters to make fanart of! Fanart seu madruga, tangiro e finn do adventure time

Em redes sociais como o Instagram é bem popular usar hashtags com desafios onde milhares de pessoas participam ao mesmo tempo. Além de resolver o seu problema de falta de ideias acaba sendo uma motivação a mais também.

Siga artistas e fique atento às recomendações do Instagram porque ele vai te sugerir muitos artistas relacionados ao que você está seguindo, dessa forma você consegue acompanhar melhor as tags e desafios que estão rolando na comunidade através de vários deles.

Um em especial que me fez desenhar durante 31 dias seguidos pela primeira vez foi o Inktober, uma desafio proposto pelo Jake Parker que acontece todo o mês de outubro. Basicamente ele fornece uma prompt list com 31 temas para seguir durante o mês inteiro, e aí você tem 31 dias garantidos de ideias do que desenhar.

Mas e nos outros dias do anos Mack, como é que fica?

Bom, com esse tipo de desafio surgiram outros também pegando meses diferentes do ano, como o #mermay, #sketchtember e outros. Além disso existem os desafios que não tem um mês específico mas que são legais de participar como o #drawthisinyourstyle, #meettheartist e #caitober.

Há vários desses como eu disse, siga vários artistas e fique sabendo quando esses desafios estiverem acontecendo. Alguns são mais populares e outros menos, mas vale sempre participar se você precisa de ideias e quer um motivo a mais para desenhar junto mesmo que online.

Obs: o Caitober foi um desafio que aconteceu em 2019 e não sei se terá nos outros anos, mas fica aqui registrado porque a ideia é muito interessante de fazer em qualquer época do ano para desenvolver o seu personagem.

#4 - Temas

Imagem mostrando um personagem masculino vestido com fantasia de morcego para o halloween

Pensar em temas também pode ser uma forma de gerar muitas ideias. Você pode escolher aqueles que você mais gosta para quem sabe desenvolver um pouco mais seus trabalhos nas temáticas do seu interesse, ou, escolher justamente os temas que você nunca explorou para agregar ainda mais no seu repertório.

Piratas, cogumelos, tribos, dinossauros, furry, golem, vampiros, cyber punk, sci-fi, samurais, hackers, robôs, mutações, horror, universos de doces, frutas, sereias, personagens aquáticos, bruxos, faroeste, hippie, elfos, reinos, draconatos, fantasias, vilarejos, dragões, insetos, faunos, criaturas, carros, aliens, etc.

#5 - Geradores de ideias

Imagem mostrando maga caindo com bolsa gosmenta e seu cajado na mão

Um gerador de ideias do que desenhar pode contribuir bastante para esse processo, principalmente quando você não estiver querendo pensar em nada. Separei uma lista com alguns deles e são todos gratuitos, vale a pena explorar que tipo de ideias que eles geram. Só fique atento para não cair em desafios muito grandes, tente mesclar ideias dos geradores ou usar uma parte deles quando for preciso, eles podem ter a função apenas de ponto de partida e não ser sempre a ideia completa.

  • https://labs.iconic.network/gerador-ideias/
  • https://play.google.com/store/apps/details?id=llamaze.com.br.whattodraw&hl=pt_BR
  • https://play.google.com/store/apps/details?id=com.drawit&hl=pt_BR
  • http://alexanderlozada.com/resources/psuedofolio/
  • https://drawfee-generator.com/
  • https://drawingprompt.com/

Essas são as dicas que eu tenho e que me ajudam tanto na parte de gerar ideias quanto na parte principal que é identificar se o que falta é ideia mesmo ou são aqueles ou outros fatores que estão influenciando nisso tudo.

Se puder contribuir temos a seção de comentário logo abaixo para você compartilhar o que você usar no seu dia a dia ou opinar sobre a postagem. Até a próxima!